Conheça as vantagens da construção modular e entenda por que empresas do mundo inteiro usam este método sustentável e econômico.
Vantagens da construção modular #1: Rapidez
Velocidade é o primeiro benefício da construção modular. Ao mesmo tempo que um projeto normal leva meses para ser entregue, uma área igual com módulos pode ser construída em apenas poucas semanas. Enquanto o terreno é preparado, os módulos são adaptados na fábrica. Por isso, os ganhos chegam a 50% de redução no prazo e 20%, em média, nos custos.
Sem dúvida, esses resultados só são possíveis porque na construção modular tudo acontece quase ao mesmo tempo. Em outras palavras, o método é muito parecido com uma indústria. Como os módulos já chegam prontos, a montagem no local é ágil e a desmontagem também. Por falar em desmontagem, a quantidade de resíduos gerada pela construção modular é próxima a zero.
Em seu relatório “Construção modular: de projetos a produtos”, a consultoria McKinsey destaca o potencial de crescimento da construção modular. De acordo com ela, a construção modular deve substituir os métodos construtivos atuais. O método deve movimentar US$ 130 bilhões até 2030. E esse valor se refere a apenas novas construções nos Estados Unidos e na Europa.
Vantagens da construção modular #2: Economia
Economia é uma das principais vantagens da construção modular sobre os métodos tradicionais. A economia começa na própria construção, com economia de 20 a 30% no custo da obra. Mas esse é apenas uma das vantagens.
A redução do prazo de conclusão da obra também é uma importante fonte de ganho. De um lado, a construção modular reduz os custos de a mão de obra e as incertezas no canteiro (como chuva, por exemplo). Do outro, antecipa o início de operação do negócio da empresa, gerando receitas mais rapidamente.