Garantir a competitividade das construtoras é um desafio intimamente relacionado aos padrões de qualidade, produtividade, sustentabilidade e segurança de suas edificações.
Para se destacar e atender a essas necessidades, a principal solução é a tecnologia, que garante cada vez mais padrões inéditos no planejamento operacional e financeiro.
Quando falamos de construção modular, você pode pensar que o conceito tem algo a ver com casas de contêineres. A pesar de não se tratar da mesma coisa, a ideia não está errada, afinal, a construção em container também pode ser considerada uma construção modular. No entanto, gostamos sempre de ressaltar que containers são feitos para transportar carga, e módulos habitacionais pra pessoas, e existem grandes diferenças estruturais e até mesmo alguns riscos no reaproveitamento dos containers marítimos.
Neste artigo vamos falar tudo o que você precisa saber sobre construção modular.
Como é feita a construção modular?
De um modo geral, a construção modular envolve a produção de componentes padronizados da estrutura em fábricas externas e depois montá-los no local.
Um prédio de 2.000 m² pode ser construído em apenas 90 dias. Outros projetos menores, de 60 metros quadrados, foram concluídos em apenas 20 dias.
Hoje, a construção modular é usada em projetos em todo o mundo, pequenos e grandes.
Além de ser um método construtivo sustentável, flexível e preciso, é visto com grande esperança na área de engenharia civil.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato.