A LOG BOXX apoia a luta contra o câncer de mama. Convidamos a Dra Valeska Caldoncelli de Andrade, médica mastologista, com mais 20 anos de experiência na área, para o nosso “Papo fora da caixa”.
Com a palavra, dra Valeska
“O câncer de mama não tem uma causa única. Na verdade, a doença pode estar ligada a diversos fatores familiares, endocrino-metabólicos e comportamentais.
O diagnóstico precoce é a arma mais eficaz para um tratamento bem sucedido, menos agressivo, e para a cura da doença.
Assim como as causas, os sinais e sintomas do câncer de mama também costumam ser muito variados. Na fase inicial, a doença costuma ser assintomática. Ou seja, a mulher não sente dor, nem percebe qualquer alteração na mama. Quando há alterações, as mais comuns são os nódulos palpáveis e as áreas de inchaço em parte ou em toda a mama. Além disso, a mama pode apresentar vermelhidão e/ou inversão do mamilo, e saída de líquido (descarga papilar). As axilas merecem atenção e a presença de “ínguas” pode ser um sinal de alerta.
É importante que a mulher faça o autoexame e saiba reconhecer as alterações no seu corpo. Caso encontre qualquer alteração, deve alertar o médico imediatamente.
Para o diagnóstico precoce, nas fases iniciais, é preciso seguir as indicações do seu médico e fazer os exames de rotina para cada faixa etária sejam feitos, de acordo com a indicação do seu médico.
Hoje, o câncer de mama é uma doença curável, com índice de sobrevivência de 99% para pacientes que o diagnosticam ainda em uma fase local, quando não existe sinal de disseminação para outros órgãos.
Lembre-se sempre: a prevenção é, sem dúvida, o melhor caminho”.
Nas próximas semanas, vamos abordar os exames mais adequados para cada faixa etária (para a infância e adolescência; até 40 anos; de 40 a 60; e acima de 60).