O que a construção tem a ver com sustentabilidade?

Vemos construções à nossa volta o tempo todo, mas sequer imaginamos o que há por trás de uma construção civil. A realidade é que a construção civil é um dos setores que causam mais impacto ao meio ambiente.

A geração de resíduos e o desperdício de materiais está presente na maioria das obras civis, tanto pelo mau gerenciamento, quanto pelas perdas que acontecem por meio das chuvas e mudanças climáticas. O descarte incorreto desses resíduos gera poluição ao solo, água e ar, principalmente em locais que não possuem tratamento de esgoto.

O cimento, utilizado em grande parte das construções civis tradicionais, é um dos grandes vilões do meio ambiente. O processo de fabricação gera muito gás carbônico, um dos causadores do efeito estufa. Estima-se que o setor de construção civil é responsável por cerca de 30 a 40% das emissões de CO2.

Outros materiais utilizados nesse tipo de construção podem ser tóxicos tanto aos seres humanos quanto ao meio ambiente, pela sua composição química.

Em canteiros de obras, fica difícil controlar exatamente a quantidade de água utilizada nos processos da construção, e por isso, há um desperdício muito grande desse recurso natural cada vez mais escasso no planeta.

O alto consumo de energia ao deixar máquinas e equipamentos ligados, mesmo quando não estão sendo utilizados, pode ser comum em canteiros de obras. Apesar de parecer não fazer diferença quando vemos uma máquina isoladamente ligada, quando somatizamos semanas de obras, percebemos o grande impacto da energia no balanço final.

Qual a solução?

Percebemos a necessidade de escolhas mais sustentáveis para a sociedade e o planeta. Os módulos pré-fabricados são a solução que muitos engenheiros e construtores vêm utilizando para as novas construções. Além da agilidade na entrega, tanto por evitar atrasos de obras com entregas de materiais ou influências climáticas, os módulos são uma escolha sustentável e de tanta ou maior qualidade, quanto às construções civis tradicionais.

Com os módulos pré-fabricados não há desperdício de materiais. Eles vêm pré-montados da fábrica, na quantidade correta, e evitam a compra de materiais em excesso que ficam em canteiros de obras e que muitas vezes são descartados sem uso. O processo de fabricação não gera a quantidade de efeito estufa que o cimento, por exemplo. E também diminuem a poluição, além de utilizarem menos água do que uma construção civil.

A construção modular é repleta de inúmeros benefícios às pessoas e ao planeta. 

0