Conceitos envolvidos na concepção do Estádio 974

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Por Antonio Gilberto de Freitas Filho
Diretor Geral ITIE

Os métodos modernos de construção tem ganhado maior protagonismo a cada dia em empreendimentos de grande relevância, devido aos diferenciais que possuem frente aos métodos tradicionais de construção, demonstrando que já temos um novo mercado da construção, que se segmentou para atender os anseios por maior velocidade de construção, sustentabilidade, automação, mobilidade e redução drástica do desperdício de materiais e sem dúvida com o incremento da flexibilidade no uso e reutilização dos seus componentes. Para tanto, uma nova geração de profissionais e empresas vem se desenvolvendo no mundo, norteados por fundamentos modernos, sendo um deles a Construção Off-site (Offsite Construction) ou construção industrializada. No caso do Estádio 974 temos as estruturas metálicas como protagonistas e a técnica de construção modular ou volumétrica foi destaque neste projeto, palco da classificação da seleção brasileira para as oitavas de finais da Copa do Mundo FIFA 2022.

Em sua concepção foram aproveitadas 974 estruturas de contêineres marítimos que foram

modificados para atender funções arquitetônicas.

Construção Off-site

Produção industrial de componentes das edificações que posteriormente serão montados ou instalados no canteiro de obras. No caso da construção modular esta técnica permite até mesmo a produção completa dos ambientes, incluindo mobiliário e equipamentos.

Construção Modular

É uma técnica construtiva que pode ser empregada em diversos sistemas construtivos, tais como o light steel framing, light wood framing, structural insulated panels ou no cross laminated timber. Consiste em conceber projetos para fabricação em volumes transportáveis.

Upcycling

Propõe sim reciclar, porém aumentando o valor e criando novas peças ‘surpreendentes’ para fazer assim um melhor uso do produto ou do próprio material utilizado, da energia usada para a fabricação e especialmente do tempo que foi empregado originalmente.

Ras Abu Aboud Stadium (Estádio 974)

Contratante:

Comitê Supremo de Entrega e Legado

Localização:

Estrada Ras Abu Aboud

Área: 120.500 m²

Projetos de Arquitetura e Engenharia de Fenwick Iribarren, juntamente com Schlaich Bergermann Partner e Hilson Moran, foram contratados pelo Comitê Supremo para projetar o Ras Abu Aboud Stadium. Esse é o primeiro estádio removível, transportável e reutilizável do mundo e o terceiro desenvolvido pela FIFA para a Copa do Mundo do Catar 2022.

O estádio tem capacidade para 40.000 espectadores e parte da sua arquitetura é baseada no aproveitamento de estruturas metálicas de contêineres marítimos que podem ser facilmente transportados montados e desmontados conforme a necessidade.

Dessa forma, após a Copa, o estádio poderá ser desmontado em blocos ou peças e transferido para outra cidade para a próxima Copa do Mundo, ajudando a torná-lo mais viável em termos de sustentabilidade e finanças para outros países. Da mesma forma, o terreno onde será instalado o estádio ficaria totalmente livre para venda em futuros empreendimentos e assim recuperar o investimento inicial.

0