container modular - salas de aula -Faculdade Pitágoras São Luis do Maranhão

Estrutura modular ou container marítimo: Entenda a diferença

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As duas soluções são, à primeira vista, muito parecidas. Porém, na essência, têm características distintas. Conheça agora as principais diferenças entre container marítimo e a estrutura modular.

Nos últimos anos, a construção com módulos tem se destacado como uma opção ecologicamente correta. E existem duas soluções que se destacam nesse mercado. Que são o módulo habitável e o container marítimo, ambos usados para construção modular. 

Diferente do container de transporte, o módulo habitável é fabricado especificamente para construção. Feito sob medida, tem diversos diferenciais que favorecem o seu conforto. Já o container de navios é feito para transporte marítimo. Ou seja, é para cargas. E não para pessoas.

Container marítimo

De fato, o uso de container marítimo é um exemplo do clássico princípio “reduzir, reutilizar, reciclar”. Normalmente, é mais econômico para os fabricantes apenas comprar novos containers de carga. Devolver os containers usados costuma sair mais caro. Muitos ficam vazios e sem utilidade, após seu uso inicial. Afinal, os containers de carga são duráveis ​​o suficiente para suportar as condições adversas de transporte marítimo. Por isso, a ideia de reutilizar essas peças para construção pode ser uma solução durável ​​e acessível.

Por outro lado, as construções com containers marítimos têm algumas desvantagens. Em primeiro lugar, o material. Os containers de transporte são feitos de metal, sem qualquer revestimento. Ou seja, não se adequam a todos os climas. Podem aquecer muito no verão e fazer bastante frio no inverno. Portanto, não se adaptam a lugares onde as temperaturas são mais extremas.

O tamanho dos containers de transporte também é bem reduzido. Recebem paredes internas para isolamento. Então, o espaço no interior do container se torna, muitas vezes, apertado para o trânsito de pessoas. Ou seja, há um planejamento extra para personalizar os containers de carga. E o resultado não é tão satisfatório quanto o do módulo habitável. Que, por outro lado, é construído para pessoas.

Esse tipo de solução também tem um risco muito sério. A contaminação. O que exige grande necessidade de limpeza e testes para descarte de resíduos tóxicos.

Módulos

O módulo habitável compartilha muitos benefícios do container marítimo. Por exemplo, ambos têm rápido tempo de construção. E, claro, são alternativas sustentáveis. 

Porém, as empresas produzem módulos habitáveis especificamente para construção. São feitos sob medida. Por isso, grandes construtoras, cadeias de hotéis e até governos estão adotando a solução. Inclusive, para projetos bilionários. Muitos edifícios modulares parecem construções comuns, do lado de fora.

Casa modular no Chile

O que o container marítimo e a estrutura modular têm em comum?

1) Economia

Um complexo de resort de 2.160 metros quadrados pode custar menos de um milhão de dólares com o uso de módulos. Com containers marítimos, dificilmente você consegue construir um espaço como este, com a mesma qualidade. Porém, a economia percentual pode ser a mesma.

Entenda o porquê: empresas de transporte enviam mercadorias por mar. Portanto, precisam pagar para que os containers façam a viagem de volta. É simplesmente mais barato descartar containers do que devolvê-los vazios. Desse modo, é fácil encontrar um container usado a preços baixos. 

Além disso, há outro fator de economia. Os sistemas de módulos exigem muito menos mão-de-obra para montagem. Economizam, assim, muito mais.

2) Rapidez

Estruturas tradicionais precisam de muitos profissionais e trabalho rigoroso. Se alguma etapa atrasa, a construção atrasa. Já com o uso de módulos, as fábricas os produzem ao mesmo tempo em que as equipes trabalham no local de construção. Após a entrega dos materiais, a montagem pode levar apenas semanas ou dias. Da mesma maneira, o container marítimo é personalizado para construção modular, enquanto os trabalhadores fazem a fundação.

3) Sustentabilidade

Qualquer tipo de construção envolve custos ambientais. O maior impacto vem dos resíduos de construção e demolição. No entanto, isso é fácil de evitar com o uso de módulos. Afinal, não há necessidade de comprar material em excesso. Pois os fabricantes projetam as estruturas com precisão de fábrica. Além disso, os containers podem ser totalmente reciclados no final de seus ciclos de vida. É a solução do futuro.

Soluções modulares é na Log Boxx

Na Log Boxx, você tem acesso às mais práticas soluções de construção modular. Nosso objetivo é entregar a melhor experiência aos nossos clientes. Aqui você encontra módulos habitáveis de alta qualidade.

Garantimos um serviço de excelência, no prazo que você precisa.

0